O Altar, A Oferta, O Fogo!

terça-feira, 21 de maio de 2013



Qual é mais importante entre os três? O fogo como resposta a oração? Muitas pessoas gostam do fogo, por quê? Porque simplesmente é bonito ver os sinais, sejam eles quais forem. Mas a pergunta continua: qual é mais importante? Talvez a oferta? De quê tamanho seria? Ou como seria oferecida? Assim como o fogo a oferta tem muitos adeptos. Mas a pergunta ainda persiste: qual é o mais importante: o fogo, a oferta ou o altar? Mas afinal de contas, do que estou falando? 

No livro de I Reis, capítulo 18 dos versos 22 ao 46, aconteceu um dos combates mais impressionantes de toda a história do homem: Elias contra os 450 profetas de Baal. A luta foi necessária para que o povo enxergasse a diferença entre o Senhor Deus e Baal. Todos nós conhecemos a história. Depois que os sacerdotes de Baal se cansaram e se machucaram cortando-se, chegou a vez de Elias. A história é linda porque Deus fez cair fogo do céu em resposta a oração do profeta. O fogo veio tão intenso que consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e tudo o mais que havia no altar. Está história aconteceu bem na hora da oferta de manjares com um sacrifício sobre o altar. Mas nesta história o mais importante não é o sacrifício como oferta, nem é o fogo que veio em resposta a oração. Mas o mais importante foi a restauração do altar. A palavra de Deus diz: "Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor que estava quebrado." (I Reis 18:30) Para que houvesse fogo como resposta, e sacrifício aceito, Elias teve que, primeiro, reparar o altar. Isto tem de ser a coisa mais importante para nós. Gostamos de sacrificar, ou de ver o fogo cair. Mas primeiro precisamos reparar o altar de nosso coração. 

Com o altar quebrado, Deus não vai responder! Por isso temos de estar reparando este altar todos os dias. Ele se quebra quando deixamos que o pecado invada a nossa vida. Em todos os instantes precisamos reparar o nosso altar. Fazemos isto quando reconhecemos os nossos pecados, e os confessamos ao Senhor todos os dias. Davi sabia que o Senhor só opera quando o altar é reparado. Por isso orou dizendo: "Cria em mim ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto." (Salmos 51:10) Então repare o altar da sua vida, deixa que o Senhor te lave, por dentro e por fora, e viva uma vida de profundas bençãos.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores de Cristo

 
Blog do Pastor Jessé © 2013