O Destruidor

terça-feira, 21 de maio de 2013



Quero começar este estudo citando o texto de Jeremias 48:8, que diz assim: "Porque virá o destruidor por cada uma das cidades, e nenhuma escapará, e perecerá o vale, e destruir-se-á a campina, porque o Senhor o disse."

Quero chamar a sua atenção para a palavra destruidor no verso 8. A Palavra de Deus fala de três tipos de destruidores: 

- O destruidor de Êxodos 12. Ali o povo do Egito foi destruído com a morte dos seus primogênitos. 
- O destruidor de Apocalipse 9. Ele é Apolion. O destruidor daqueles que não tem o sinal de Deus em suas testas. 
- O destruidor de Jeremias 48. Que foi enviado para destruir a nação de Moabe. Ele é o destruidor de nações e vidas inteiras. Ele causa efeitos drásticos na vida das pessoas, nas famílias, finanças, levando a vergonha, destruição e esterilidade. Moabe estava assim: envergonhada, destruída e estéril. 

O destruidor causa vergonha, destruição e esterilidade na vida dos homens.

O destruidor causa poderosos efeitos de destruição na vida do homem. Pois com sua força espiritual, tem levado vidas e famílias inteiras a experimentar a vergonha. Muitos andam por aí de cabeça baixa. Pensando em como acabar com aquela situação terrível que se está vivendo. É a vergonha. Como se pode viver assim? O salmista escreveu: "Bem tens conhecido a minha afronta, e a minha vergonha, e a minha confusão; diante de ti estão todos os meus adversários." (Salmos 69:19) O salmista estava vivendo envergonhado, de cabeça baixa e confuso. 

O destruidor também joga as pessoas no poço da destruição. Existem momentos em nossas vidas que nos sentimos dentro de um poço fundo e escuro. E quando tentamos fazer alguma coisa em nossa família, nossa casa ou nossas finanças, não da certo. 

Ele também causa o gosto amargo da esterilidade. O maior exemplo bíblico é de Ana. Em 1 Samuel 1:10, Samuel diz: "Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente." Neste texto, a palavra hebraica para amargura quer dizer algo amargo e doloroso. Jó diz assim: "A minha alma tem tédio de minha vida; darei livre curso a minha queixa, falarei na amargura de minha alma." (Jó 10:1) Mas o Senhor Jesus tem uma promessa para aqueles que estão sofrendo debaixo das garras do destruidor: "Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (João 7:38) É do seu interior que os rios vão correr. E aí não haverá mais amargura, destruição ou esterilidade. 

Qualquer estrutura existente na vida humana, é totalmente demolida pela ação do destruidor. Seja ela financeira, familiar ou emocional. Ele a destruirá. Pois vai corroendo e corroendo até que todas as estruturas se quebram, e são jogadas por terra. A imagem que o profeta Jeremias utiliza no capítulo 48 é a da tamargueira no deserto. Esta planta é um arbusto seco, que é simbolo de uma vida totalmente nua, arrancada e destruída. 

Agora, imagine que a sua vida é um prédio. E de repente vem o destruidor e começa a corroer a estrutura dele. De repente causa uma demolição muito grande. Assim é a vida daquele que está controlado pelo destruidor. Quando ele causa uma ruptura na estrutura da sua vida, começa a haver: 

- Vergonha: Todas as suas estruturas estão no chão.
- Destruição: Ninguém mais consegue olhar para você em seus olhos.
- Esterilidade: Você não consegue produzir mais nada em sua vida.

Agora, você precisa ter consciência de como está a sua vida. Talvez você esteja totalmente desestruturado. Você precisa sentir a palavra de Deus penetrando dentro do seu coração. Analisar a sua vida e entender que Deus tem algo para você. Nos Salmos 113:7-9 está escrito: "Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo." Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Isto é o que Deus está prometendo para você. Hoje é tempo de mudança! 

Algum tempo atrás o Brasil sentiu um terremoto em vários pontos do país. Pessoas ficaram totalmente atemorizadas com o tremor. E é exatamente desta forma, como um grande terremoto, que o destruidor tem agido em muitas vidas. Nada fica sem ser abalado por ele. A vergonha causada por ele não é comparada a nada neste mundo. A destruição e a esterilidade vem na vida da pessoa sem dó nem piedade. Mas para aqueles que estão passando por uma experiência terrível com o destruidor, só existe uma saída: Jesus Cristo de Nazaré. 

Os terremotos acontecem de dentro para fora da crosta terrestre. O destruidor causa seu terremoto desta mesma forma. Mas ao deixar Deus agir, o sobrenatural do Senhor vai acontecer. O profeta Isaías escreveu: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6)

Observe como Jesus é chamado neste texto: 
Maravilhoso: Aquele que faz maravilhas. Opera milagres e prodígios. 
Conselheiro: Aquele que aconselha e também é um advogado. Ele vai advogar suas causas.
Deus Forte: Ele é poderoso, forte, valente. Ele destrói seus inimigos. 
Pai da Eternidade: Ele dá a vida eterna.
Príncipe da Paz: Ele dá saúde, paz, segurança e prosperidade.

 Faça uma auto análise, e se há um sinal, por pequeno que seja, da ação do destruidor em sua vida, acredite, o Senhor Deus pode mudar a sua história.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores de Cristo

 
Blog do Pastor Jessé © 2013